17 de jun. de 2011

RPG de Verdade: Deus EX (Parte 2)

Após uma pausa criativa, continuarei a explicar para vocês sobre este maravilhoso jogo que já apresenta seus sinais de idade é um "RPG de Verdade". Ainda estou me segurando para não baixá-lo no steam novamente, pois não tenho tempo para zerar outra vez, então vou logo ao que nos interessa.

Um dos fatores que torna Deus Ex um game surpreendente é a forma como ele resolve conflitos, algo digno de qualquer RPG decente. Hoje em dia penso que os RPGs orientais se desenvolveram em excesso no quesito história, mas esqueceram de um fator essencial que tem sido utilizado amplamente pelos ocidentais: A Escolha. Deus Ex é, acima de tudo, um jogo de conspirações e opções infinitas assim como sua querida contraparte de mesa, a cada esquina você precisa tomar uma decisão que pode ou não facilitar sua vida.
Algo que pode vir a te assustar é como o jogo omite várias de suas opções, por exemplo, em determinadas partes do jogo você pode tentar hackear computadores para descobrir mais informações da história, checar os e-mails de outras pessoas, desativar câmeras de segurança ou ver por elas, o problema é que nunca conseguimos fazer tudo, sempre temos que escolher ou ser muito ágeis. Porém, há uma forma de ficar no sistema indefinidamente, descobrir o nome de usuário e a senha, mas, para tanto, é necessário ser sagaz e explorar cada canto do jogo, encontrando trechos de livros e notas que os desenvolvedores deixaram para seu personagem ler. Ao ler estas informações é possível imaginar quais são senhas lógicas e podemos tentar elas no sistema, temos de admitir, fazer isso no jogo pode dar dor de cabeça, mas é opcional, então não é algo mortal.

Outra coisa interessante, é como o jogo te coloca em árvores de diálogos aparentemente complexas, quando estamos jogando achamos que cada escolha fará uma diferença colossal, porém, muitas vezes a diferença real é minúscula, mesmo assim, nos sentimos muito bem por pensarmos que fizemos a grande escolha, algo que jogadores de RPG como eu adoram.  Também é valido ressaltar que cada pessoa é única, com personalidades que nos chamam a atenção por algum maneirismo ou objetivo cruel, no final passamos a desconfiar de todos e apenas pensar nas consequências para o nosso protagonista, a paranóia chega a níveis absurdos no final do jogo, quando nos dão a mais difícil de todas as escolhas (não vou dar spoiler).

O sistema de jogo permite que você use nanobôs encontrados em várias clinicas para melhorar várias qualidades físicas do personagem, podendo ter poderes como invisibilidade ou regeneração, mas o que complica é que você apenas pode ter uma melhoria em cada parte do corpo (totalizando 7), cada escolha acarreta, portanto, mais peso do que parece inicialmente. A forma como fará seu caminho por cada momento do jogo possivelmente será muito influenciada por elas, deixando sempre você na paranóia de "será que fiz a escolha correta?".

Por estes motivos, penso que Deus Ex é um RPG de verdade feito a moda antiga, mas com certas características que o tornam moderno até nos nossos dias, talvez até mais moderno, é um jogo que realmente merece um remake Na próxima parte darei idéias de como ele pode nos ajudar a tornar nossos jogos semanais em algo melhor. Até mais e vamos jogar RPG e Deus Ex.

Escrito por Carlos Roberto

Um comentário:

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