2 de mai. de 2011

Um Pouco Sobre a Experiência

Uma das coisas mais curiosas para mim nos sistemas de RPG em geral, foram os sistemas de Experiência, os que fazem nossos personagens progredirem durante a narração. Em jogos mais clássicos como o D&D, este sistema é o que alavanca seu personagem pela história e faz com que ele possa realizar coisas mais interessantes, delimitando assim, a profundidade e dificuldade das aventuras em geral.

Porém, o que me faz estranhar este sistema no jogo, é o fato de muitas vezes me deixar com a impressão de que os personagens estão aprendendo a fazer várias coisas meio que "do nada". Por exemplo, um feiticeiro evolui um nível e ganha uma nova magia, soa como se fosse algo instantâneo, mas na realidade se trata de um processo que o levou a descobrir este feitiço. Caso você, narrador ou jogador, tenha problemas com esse tipo de incoerência faça com que o personagem sempre esteja em treinamento, sempre lendo ou praticando novos golpes, assim quando ele evoluir parecerá algo menos instantâneo.


Já outros sistemas, usam pontos que você pode distribuir a vontade, comprando os poderes e melhorando os atributos da forma que quiser, como o Mundo das Trevas e 3D&T. Nestes jogos, as coisas costumam parecer menos bizarras, porém, se o seu objetivo é ser verossímil, o modo de progressão ainda não é o ideal, pois continuamos a ganhar poderes que surgem "do nada". Se achar necessário, principalmente em jogos do Storytelling, peça para os jogadores gastarem um tempo estudando aquela habilidade antes de melhorá-la.


Outro fato estranho que não consigo compreender, é como os personagens precisam matar ou fazer várias outras coisas para ganhar pontos de experiência, penso que é necessário um certo bom senso por parte dos participantes do jogo para tentar entender o que conta ou não como aprendizado. Acho interessante dar pontos de experiência aos PJs [personagens jogadores] por tempo "ocioso", ou seja, se eu decidir pular um tempo da campanha, peço para eles descreverem o que estavam fazendo durante esse tempo e os recompenso por isso, é só não exagerar que as coisas soam naturais.


De qualquer forma, este é um tema sensível e que deve ser trabalhado pelo grupo como um todo, pois cada mesa pode achar uma forma mais divertida que outra. Bem gente, era isso o que queria falar, espero que tenham gostado da leitura e tentem comentar um pouco aí para nós sabermos o que vocês acham sobre o tema. E vamos jogar RPG porque é bom pra c@r4l7o.


escrito por Carlos Roberto.




2 comentários:

  1. A questão da experiência é realmente muito sutil. Ao meu ver não temos (e acho difícil que teremos) uma forma que agrade à todos ou que reproduza de forma realista à aquisição de experiência e conhecimento. Ao meu ver uma forma mais realista seria a experiência por missão/tarefa/cena...

    P.S.: gostei do blog... me manda um botão para eu colocar lá na Confraria!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, usar a experiencia por cena é o que tem parecido mais realista para mim também, tenho feito isso no D&D e esta dando certo, não sei se em outros sistemas irá funcionar.
    Nossa equipe estará enviando um email para o seu blog o mais rápido possivel.

    ResponderExcluir