"Jimmy Corrigan" é uma obra de arte sequencial de caráter semi-autobiográfico escrita por F.C. Ware e extremamente aclamada pela crítica. Lançada no Brasil em 2009 pela recém fundada "Quadrinhos na Cia." ala dedicada a "graphic novels" da "Cia das Letras", tem uma exímia qualidade de impressão e encadernação, mantendo-se fiel ao original norte-americano, contando também com uma das melhores traduções da empresa.
![]() |
"Jimmy Corrigan, O Menino Mais Esperto do Mundo - Apólogo Encadernado" |
A obra conta a melancólica história do personagem que dá nome a ela, Jimmy Corrigan, um homem de 30 e poucos anos muito tímido e próximo da mãe, que é super protetora, enclausurando-o em vários momentos, ele nunca conheceu o pai e perto do feriado de Ação de Graças, recebe uma carta e uma passagem de avião para ir visitar este homem que foi ausente sua vida toda.
O enredo do livro gira em torno desta viagem repleta de auto-descobertas para Jim e da vida de seu avô de mesmo nome no século passado. Outra tangente da obra, são os sonhos de Jimmy, que servem como fuga da supressão materna e, muitas vezes, se misturam com a realidade.
Os traços do autor lembram desenhos usados para publicidade norte-americana e tem uma excelente seleção de cores, realçando sua estética modernista. Todos os requadros da obra são fechados, revelando o tom claustrofóbico da vida de Jimmy Corrigan, sempre preso pela mãe.
É uma das "graphic novels" mais complexas já escrita e consegue garantir bons momentos de leitura e reflexão, sendo, em alguns pontos, muito poética. Portanto, se surgir a oportunidade, leia este livro.
Escrito por Carlos Roberto. Formatado por Artur Paes
Nenhum comentário:
Postar um comentário