Dentre os vários gêneros de RPG, podemos destacar um muito peculiar: a comédia. Peculiar, pois ironicamente é o que mais exige seriedade e competência, tanto por parte do mestre quanto por parte do jogador.
Este gênero se torna tão único, pois existem certos parâmetros a serem seguidos rigidamente que, caso contrario, transformarão o que deveria ser algo leve, descontraído e divertido em algo chato, repetitivo e confuso. Nos parágrafos a seguir, dissertarei um pouco sobre o assunto.
O gênero comédia é, antes de mais nada, um gênero todo projetado para ser engraçado da primeira reunião até a última, claro que nem todos os momentos serão cômicos, mas o intuito desse é direcionado a piada, a graça e não a investigação de um crime ediondo ou de matar dragões. Não digo que não haverá situações análogas, elas apenas terão seu teor considerável de graça.
O fundamental para começar a pensar em uma comédia, sem dúvida, é saber diferenciar o que é realmente engraçado de um humor forçado, isto é, saber o que causa risadas e o que causa dores intestinais. Em outras palavras, é saber reconheçer aquilo que tem graça e aquilo que já foi tão usado que já perdeu sua carga cômica.
Tendo em mente a diferença entre Graça e Humor forçado, o próximo passo é a escolha dos jogadores, isso pode soar um pouco seletivo em excesso, mas em um gênero como este recomenda-se o conhecimento prévio sobre a personalidade dos jogadores em questão, porque inevitavelmente existirá aquele jogador que sempre tem boas intenções, mas se epolga tanto na comedia que começa a atrapalhar o fluxo narrativo. Não estou afirmando que o gênero comédia só pode ser jogado por aqueles que o mestre já conheçe, não existe mal algum em jogar com pessoas aleatórias, meu ponto é que fica mais fácil para você mestre e você jogador se inteirar e imergir no jogo, já que grande parte das experiências vivenciadas por ambas partes será consideravelmente parecida.
Se a mesa já está definida, o passo seguinte é escolher o tipo de RPG a usar, ou seja, sobre qual formatação seu jogo discorrerá e esse é o mais importante passo a ser analisado, pois é ele que definirá o melhor sistema a ser usado e o melhor cenário (ou vice-versa). Funciona mais ou menos assim: um RPG one-shot (também conhecido como Trial ou Demo) se desponta como o mais interessante devido a sua duração, em geral pequena, o que facilita muito a vida do mestre pois ela ou ele não precisa se dedicar muito tempo em elaborar elementos cômicos.
Então, se o modelo one-shot não requer muitos elementos cômicos, logo, tornam-se mínimas as chances de uma piada se repetir e com isso perder tanto a graça quanto mais repetida ela for. Partindo desse argumento, outras formatações a partir dessa complicam a vida do mestre.
A exemplo: A Aventura, essa formatação é algo intermediário entre a one-shot e o RPG Épico (mais para one-shot devo dizer) e portanto, tem em média, a duração de dias , semanas, um mês no máximo estourado, pode parecer simples mas quero ver você ser engraçado durante um mês. Você caro leitor deve estar pensando: Há !Eu consigo ser engraçado por um ano até! Devo dizer que acredito em suas palavras, mas antes de qualquer assertiva, lembre-se do que é o gênero comedia, isto é, não é uma narrativa intercalada por situações cômicas, mas uma narrativa toda baseada na graça.
Eu estava pensando em comentar sobre a Comédia no gênero épico, mas pensemos bem, quem consegue manter a graça durante períodos extensos que podem muito bem chegar a anos? Se você é esse ser extraordinário e conseguir me provar…por tudo o que é sagrado me contate por email, deixe um comentário, me contate telepáticamente porque né? Se você consegue ser cômico por um ano, fazer o Kratos rir é mais fácil do que tirar doce de criança para ti.
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Uma vez escolhida a formatação do seu jogo, agora vamos para uma parte um pouco mais técnica: a escolha do sistema e do cenário. Em tese, qualquer um pode ser adaptado para comédia, aconteçe que existem sistemas e cenários que facilitam a vida tanto do mestre quanto dos jogadores, isto é, um sistema mais simples como o Todo Mundo Morre no Final (TMMFRPG), 3D&T e aqueles que funcionam a base de adjetivos são ideais pois não impõem muitos limites a interpretação.
O cenário também é importantíssimo, pois é ele que vai definir muito das concepções e valores dos componentes, a comédia é um gênero muito flexivel, mas existem certos tipos de cenário onde a comédia não encontra espaço, e, se encontra, é muito reduzido como os cenários investigativos, a exemplo: os de Call of Cthulhu. Se você não tem idéia de que sistema usar, recomendo o TTMFRPG, pois ele permite uma gama de cenários invejada e muitas possibilidades cômicas.
Para finalizar, não se esqueça de evitar alguns dos problemas mais frequentes nesse tipo de comédia:
#Os Trollers: Esses caras sempre existiram, existem, existirão e sempre tentarão fazer tanta merda piada que o mestre não mais conseguirá fazer a narrativa fluir, se algo não for feito em relação a eles, chegará um ponto em que o mestre dirá: “então vocês estavam andando e…” o troller interromperá e dirá: “…e ai eu viro e dou um triplo-mortal-carpado-estilo-macaco-louco-com-dor-de-barriga” terminando sempre com algum meme característico: “FUCK YEA.”, “GANHEI MAIS DE 8000 xp!!!”, “NA RÚSSIA O triplo-mortal-carpado-estilo-macaco-louco-com-dor-de-barriga PULA VOCÊ!!!!”.
#Os Saudosistas: São aqueles que prezam pela fidelidade maxima tanto relacionada ao sistema, cenário quanto a narrativa, para eles, flexibilidade é para os fracos, mas flexibilidade é o que faz da comédia o que ela é.
#A repetição de piadas: Uma hora ou outra o estoque de piadas e a capacidade de fazer trocadilhos engraçados acaba, nesses momentos repetir alguma piada é permitido até certo ponto (exemplo: usar o meme” mais de 8000” mais de 8000 vez não é digno de Schenegeer). Para evitar o repeteco desnecessário, deixe que os jogadores palpitem sobre a próxima cena ou sobre o próximo elemento narrativo, eles podem ter boas idéias como você ou até melhores.
#Os Chatos-Egoístas: Esses nunca fazem ou sugerem piadas boas ou se assumem maduros demais para serem engraçados, os motivos são vários, até uma piada que ele fez que ninguém achou graça, o que não muda é que esse tipo de pessoa a qualquer momento pode soltar um “chaaaaaaaaaaaaatooooooooooooooo” sonoro que irrita qualquer um ou começar a avacalhar a narrativa até que o mestre ceda a sua vontade.
#As piadas depreciativas: um recurso muito utilizado porem nada recomendado é fazer humor sobre os defeitos e/ou características não favoráveis de alguém, certas pessoas encaram isso na esportividade mas outras não, muitas se sentem deveras ofendidas e não discordo com essa atitude que pode aconteçer até com aquelas pessoas que se dizem o “espírito esportivo em pessoa”.
Emfim, o gênero comédia é nada mais nada menos do que um gênero para descontrair, juntar os amigos e dar boas risadas, para deixar as preocupações de lado e as tensões de outro, para curtir os momentos cômicos que a vida lhe dá, aproveite!
Vou me ater a esses parágrafos por enquanto, no mais…até logo leitores!
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