15 de abr. de 2011

Ferramentas de RPG: Carlos e Sua Conturbada Opinião Sobre o Escudo do Mestre

Bem gente, acho que o tema dessa semana meio que esta se transformando nesse tema, o post do Plinio surgiu de uma idéia minha onde nós dois montaríamos um debate, mas como nas semanas passadas as coisas estavam meio complicadas para mim (DMing Burnout), fiquei sem postar e ele cumpriu as duas partes. Agora o tio Carlos esta aqui para falar sobre sua opinião sobre o tão famigerado escudo do mestre.



Primeiro tenho que dizer que somente usei esta ferramenta algumas vezes em minha vida, então não possuo profundas experiências com a mesma, por isto continue com cautela. Lembre-se que nada que eu falo é uma verdade universal e, portanto, sinta-se no direito de descordar de mim e comentar falando o que não gostou, pois pode até mesmo mudar minha opinião sobre o tema em questão.


Para mim o escudo do mestre retira uma importante parte do jogo que é a aleatoriedade, pois é muito tentador para mim, como mestre, roubar nos dados e como jogador me vem sempre na cabeça que o narrador esta roubando toda hora. Penso que em alguns momentos é necessário realmente mudar os números em alguns lugares, porém, isso tira aquela surpresa que vem tanto para os personagens quanto para o DM.


Outro ponto que me incomoda nesta ferramenta é a distancia que eu sinto ao usá-la, me sinto distante dos jogadores, como se houvesse(e há) uma barreira entre nós. Fico muito mais a vontade mestrando na jaula junto com os leões jogadores do que observando eles dentro de uma gaiola de Faraday, acho que o jogo acontece de uma forma mais fluida e as pessoas se divertem mais.


Talvez o motivo mais idiota de todos: sou muito desastrado! Sempre que uso o escudo do mestre acabo esbarrando nele e fazendo-o cair na mesa em cima das miniaturas ou dos copos de refrigerantes, gerando toda uma bagunça. Mas isso é realmente algo pessoal, pois como alguns amigos meus dizem eu sou um "desastre ambulante", mas não se preocupem, antes era pior.


Porém, tenho de reconhecer que as tabelas e "atalhos" contidas no lado que fica virado para o narrador costumam ser muito uteis e usar uma das paredes como apoio para "cartas de Iniciativa" pode acelerar o combate no D&D. Contudo, me sinto mais seguro sem usá-lo e penso que cada um deve usar ou não dependendo da confiança que tiver na ferramenta.

2 comentários:

  1. Desastre ambulante o caramba, e má sorte não sei aonde, tirando 2 críticos seguidos também... by Pedro

    ResponderExcluir