14 de abr. de 2011

A Família e o RPG

“…quando minha família descobriu que eu jogava RPG, minha madrinha arregalou os olhos que logo se encheram de água e desespero, minha mãe que notara, quis saber o que se passava na cabeça dela - isso é coisa do capeta minha amiga!! O que seu filho faz não é de Deus” – minha mãe não viu outra solução a não ser me proibir de praticar o que até então era meu recém descoberto hobby, só pude voltar a jogar quando me emancipei por completo…”










O trecho acima pode soar um tanto dramático, mas é de certa forma análogo a algumas situações onde a família de depara com o RPG. Chega a ser triste o nível de senso comum e desinformação que ronda entre algumas pessoas, me faz querer rever muito do que eu assumia como exemplo de vida.












O RPG tem muitos pontos positivos, se existem os negativos, sua existência é devido a displicência  e falta de maturidade de quem o pratica, tenho vários argumentos que sustentarão isso, mas antes quero dar um recado a todo familiar que crê piamente, que jogos de interpretação de papéis são coisas não sacras: RPG NÃO É COISA DO DEMO!!!QUEM JOGA RPG NÃO FAZ MACUMBA!!!...Ufa, bem melhor.

Agora vamos ao que interessa.

Lembro-me até hoje o quão difícil foi de convencer minha prezada mãe de que RPG não era coisa de satanás e nem que iria me levar para o mundo das drogas, foram tempos árduos, mas com as palavras certas e com os argumentos bem fundamentados, consegui que ela largasse um pouco os juízos de valor de pré-noções…aqui vão algumas dos argumentos que usei:

#RPG é um Hobbie como qualquer outro: não tem nada relacionado com seitas do mal que fazem macumba e rogam pragas a colheitas, é apenas um versao diferente de jogo de mesa, o vocabulário que usamos pode parecer codificado e um tanto violento, apenas porque o jogo exige interpretação, logo, espera-se que atuemos conforme os parâmetros.

#RPG reúne os amigos: isso é fato, RPG que é RPG tem que ser jogado em grupo, entre os amigos, todos se juntam na casa de alguém ou em algum lugar para momentos longos de diversão. Isso detona qualquer argumento de que RPG deixa quem o joga menos sociável.

#RPG junta pessoas: principalmente em eventos relacionados, nesses locais se torna possível e mais agradável o ato de conhecer novas pessoas e portanto novas idéias, novos conhecimentos, respeito e tudo o que relações sociais acarretam.

#RPG estimula a leitura: esse é o argumento sucesso absoluto contra aqueles que afirmam de pé-junto que RPG toma tempo de estudo e atrapalha o rendimento escolar e isso não é verdade pois peguemos como exemplo a coletânea de livros de D&D, são volumes o suficiente para tornar alguém que não costumava ler nem jornais em um leitor ávido.

#RPG usa o conteúdo que aprendemos na escola: como por exemplo a matemática, massiva maioria dos sitemas são baseados (a parte técnica) em operações e conceitos matemáticos, alguns levam isso ao extremo, juntando com a física como fez o GURPS. Não só exatas, mas como também humanas e código e linguagens.

#RPG é aprovado e incentivado pelo MEC: segura essa manolo! Para você que achava esse prática apenas um hobbie insubstancial, aqui está a prova do valor cognitivo dos RPGs. Muitas escolas usam o RPG como modo de ensinar os alunos assuntos como As Bandeiras, a exemplo: O Desafio dos Bandeirantes e outros acontecimentos históricos importantes que culminaram no que hoje chamamos de Brasil.

#RPG estimula a criatividade: e estimula mesmo, um mestre ao narrar uma campanha, possui em sua mente a máquina que controla um universo inteiro, contendo os mais variados personagens cada qual com sua personalidade e características, lugares cheio de detalhes e aspectos morfoclimáticos. Se pensar em tudo isso não exige criatividade…meldels.

#Existem pais que jogam RPG: então nem venha com aquele papo de que RPG é coisa de criança.

#RPG não é coisa de vagabundo: tem muita gente por ai que vive disso e que ganha bem. “RPG não dá dinheiro - diz um familiar -" a única pessoa que dá dinheiro é o Silvio Santos que ainda pergunta se queremos, mas se você tem dúvidas, converse um pouquinho com as editoras que trabalham com esse gênero e depois nós nos falamos.

Por último:

#RPG é aprovado pelo Schenegeer: ennnnnnrrrrraaaaaaaa!!!! Discute com isso doidão!!!

Se você quiser mostrar esse texto a um familiar seu que anda dizendo bizarrices por ai, sinta-se a vontade. É sua obrigação como jogador deixar bem claro que o que você faz não tem nada de ruim.

RPG é um hobby que deveria ser bem mais difundido no nosso país, já temos um bom começo mas ainda há o que melhorar…como diria nosso amigo Carlos: “vamos jogar rpg porque é bom pra c@ar@l40”.

No mais, até a próxima!!!




--------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Escrito por: Artur Paes
Formatado por: Artur Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário