Ao ler alguns blogs norte americanos e brasileiros de RPG, tenho notado que o maior problema de muitas pessoas com o D&D e com quase todos os sistemas é o combate, eles acham demorado e extremamente enfadonho, tentando inventar regras para acelerá-lo o máximo possível, porém não o acho chato, apenas penso que é uma questão de como a pessoa o mestra, por exemplo, se na sua mesa o combate é assim:
Mestre: Um Beholder apareceu, joguem suas iniciativas.
Jogador 1: Tirei 12
Jogador 2: Tirei 10
Mestre: O Beholder tirou 20, ele começa, depois o jogador 1, depois o jogador 2. O Beholder vai usar Raios Ópticos em você jogador 1, porque esta 3 quadrados mais próximo dele, Saíram um 9 e um 10, ele vai usar um Raio da Morte e um Raio de Desintegração. Rolando o ataque ele passou sua Fortitude em ambos e causou 30 de dano somando, você esta com 10 de dano continuo e precisa fazer uma jogada de salvamento em sua jogada para não ficar paralisado e fraco. Sua vez jogador 1.
Jogador 1: Levo o 10 de dano continuo e dou um ataque básico, tirei critico, causei 90 de dano. Faço minha jogada de salvamento, tirei 12, passei.
E assim esse jogo iria continuar, viu o quão chato é ver o combate desta forma? O combate pode ser muito mais divertido se você colocar mais emoção e interpretação no meio, usar suas pericias(sem fazer teste mesmo, só pra enfeite, não precisa nem causar dano extra). No caso olhe como é um combate mais interessante:
Mestre: Vocês estão na masmorra e ouvem um estranho barulho vindo de uma das paredes, ao olhar para trás percebem um buraco nela e, em seu centro um ser que lhes remete a uma cabeça com vários apêndices dotados de olhos.
Jogador 1: Joguei minha iniciativa, tirei doze. Olho para a criatura e me lembro de ter lido algo sobre um ser daquela forma, grito para meu parceiro: "Cuidado, é um Beholder!"
Jogador 2: Joguei a minha também, tirei onze. Ouço meu parceiro falar que é um Beholder, saco minha arma, fico em posição de combate e digo: "Não tenho medo de um ser só por causa que tem muitos olhos, seja lá o nome!".
Mestre: O Beholder tirou 20 na iniciativa, ele começa, Jogador 1, ele percebeu que você pronunciou o nome dele, ele encarou esse ato como uma ameaça e decidiu te atacar primeiro. Ele lhe olha em fúria e balbucia alguma palavra, dois de seus apêndices começam a brilhar e saem um raio de cada(um de desintegrar e um Mortal), eles te atingem(Joguei o Dado aqui para confirmar). Já anotei o dano aqui, no final de seu turno faça uma jogada de salvamento para ver se levará algum dos efeitos e no inicio você levará 10 de dano por causa do raio da morte.
Jogador 1: Tomo um fôlego após me recuperar dos dois raios, sinto algo me corroendo, mas supero essa dor por um momento, saio correndo com minha espada na direção do Beholder para cortá-lo(Eba! Tirei Critico!), ao me aproximar dele enfio minha espada por baixo da boca dele e ao ver o sangue dele escorrendo pela lâmina consigo me concentrar e recuperar completamente dos últimos raios.
Viram como ficou muito mais interessante, sei que ficou mais lento, mas a animação e a imagem do combate fica bem mais legal assim, ele se torna mais verossímil e brutal, fazendo com que mesmo durando mais pareça até ser mais rápido.
Se você é jogador, tente interpretar melhor seus ataques, se você é mestre, tente incentivar seus jogadores com descrições ricas em detalhes(só não exagere) e dê +1 ou +2 de dano ou chance de acertar para os jogadores em nome do esforço, não vai matar ninguém e ainda vai acelerar o combate.
Outra técnica importante é usar o cenário ao seu favor, se tem uma pedra, veja se pode atirá-la, ou se tem um baú, tente se esconder atrás dele, isso torna as coisas mais dinâmicas. No caso do mestre, coloque espinhos nas paredes(que os monstros ou jogadores podem usar) ou espalhe armadilhas pelo chão, tenho certeza que aqueles poderes de movimento vão ser muito mais valorizados pelos jogadores, fora que eles vão começar a usar estratégias!
Boa sorte ai nos jogos galera, obrigado pela leitura e espero que tentem se divertir mais no combate. Diz ai nos comentários se falei algo que você não concorda ou se quiser adicionar algo. No mais, vamos jogar RPG porque é bom pra c@r@l80.
Escrito por: Carlos Roberto
Formatado por: Carlos Roberto


Nenhum comentário:
Postar um comentário