24 de fev. de 2011

Coluna Cultural: Análise de Um Aforismo

"Os outros, ah! Somos nós!"
[frase de Georges Bernanos (1888-1948), escritor Francês]

        Muitas vezes tentamos colocar nossa culpa em outras pessoas, mas, na realidade a real culpa esta embutida em todos os seres humanos a partir do momento de nosso nascimento, algo extremamente abordado no catolicismo, religião que prega o fato de todos nós nascermos pecadores e temos de ser batizados para recebermos o perdão pelo crime bíblico de adão e Eva.



       Portanto, nunca podemos pensar que estamos livres da culpa, mas na realidade ela é apenas um reflexo do real vazio da humanidade. Como diria o povo: "O buraco é bem mais embaixo", já que através de uma analise sucinta podemos perceber que nascemos para continuar o clássico ciclo da seleção natural, estamos na terra para ver apenas a sobrevivência do mais forte, porém, na modernidade sofremos de um male ainda mais profundo, já que com a tecnologia nós tentamos superar a natureza e parar a evolução, como se fossemos pequenos deuses.
                  

      Mesmo sendo apenas mais uma espécie na terra, nos sentimos no direito de explorar todas as outras, comendo de sua carne indefesa e ainda abusando dos recursos naturais já escassos de nosso planeta. Será que podemos simplesmente fingir que tudo é apenas um estágio e que estamos no topo da evolução só por causa de polegares opositores e um cérebro capaz de torturas horrendas e teorias fascistas?
         Somos feitos de pequenas partes, células, que também são feitas de partes menores ainda, os átomos, que continuam neste ciclo, sendo compostos por uma eletrosfera e um núcleo com uma área vazia entre eles, somos vazios por dentro. Vazio: eu, você, a humanidade, somos todos iguais, não importando de onde viemos ou para onde vamos, todos nós somos compostos da mesma matéria que os minérios e os animais, mas ainda sim somos superiores por sermos seres pensantes, podendo colocar a culpa em qualquer coisa que não somos nós, mas a realidade dói: Nós somos culpados por sermos racionais, por sermos seres pensantes que destroem tudo que tocam e produzem cultura.


Parando para pensar, como a mesma razão que produz belíssimas obras de arte pode ser a mesma que escraviza outros humanos pelo simples fato deles terem uma cor de pele diferente? Bem, acho que a culpa não é nossa, é dos cachorros! Eles deixaram o mundo como esta! Acho que esta na hora de assumirmos nossos erros e elevarmo-nos a uma sociedade que consegue conviver com o meio ambiente em paz, que consegue passar ao menos um dia sem destruir o que já esta aqui.
          Por enquanto, somos uma bela mutação genética que não deveria ter sobrevivido no mundo, mas nem tudo é o que deveria ser...

         Bem, sei que o que eu escrevi esta totalmente fora de contexto e não faz o mínimo sentido, mas li este aforismo em uma apostila de redação e meio que me inspirei a escrever esse texto, nem sei se ele sequer será postado neste blog, mas se for, eu espero que tenham gostado. Se alguém o leu, comente ali em baixo o que achou.









--------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Escrito por: Carlos Roberto
Formatado por: Artur Paes


Um comentário:

  1. pensamento bem profundo e pessimista da humanidade, mas acho que faz bastante sentido, apesar de nao ser apenas isso.

    ResponderExcluir