11 de jun. de 2011

Carros Bomba

Não, nada disso, não tem nada relacionado a atentados terroristas, mas sim a certos veículos que, infelizmente, não deram nada certo. O porquê desse post, se dá pelo fato de muitos dos personagens que criamos, não são lá muito abastados...e também porque carrego comigo um grande amor por carros


Carros bomba, são carros que davam muitos problemas, ou que não venderam muito bem, seja pelo design, pelo preço, pelo conforto e entre outros. Em suma, são carros que deram prejuízos a empresa que os criou e também a quem os comprou, mas que se tornaram veículos de baixo custo, até mesmo porque não estavam muito distantes do preço em ferros-velho.

Antes de irmos aos exemplos, deixo claro que usarei o sistema Storytelling para designar a compatibilidade de Recurso.
-------------------------------------------------------------------------------------------
# A Bomba Italiana: FIAT Tipo




Esse carro, por um bom tempo, foi campeão de vendas, ultrapassando os números dos populares Gol e Uno entre 1993 e 1995, acontece que esse brilho todo começou a cair com o crescente número de incêndios repentinos nos modelos 1.6 i.e (Injeção Eletrônica), devido a uma falha no tubo de fluído hidráulico do volante, que após muitas manobras, rompia e espalhava o líquido inflamável pelo motor, entrando em ignição. A FIAT instaurou um primeiro Recall que não resolveu o problema, coisa que só aconteceria em um segundo recall, infelizmente, a marca já havia perdido credibilidade.


Muitos donos de Tipos ainda enfrentariam esse problema inflamável, atualmente ainda se vê muitos do tipo circulando, muito mal-cuidados e baleados.

Pontos de Recusrso: 1 a 2

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: FIAT TIPO
-------------------------------------------------------------------------------------------

Lada Niva
# As Bombas Russas: Lada Laika e Lada Niva


Em 1990, o então presidente da República Fernando Collor de Melo, iniciou a importação desses veículos da fábrica Russa Avtovaz, os exemplares foram o jipe Niva e o sedan Laika. A marca resistiu no país por seis anos, sua decadência começou em 1994 quando foi instituido um novo regulamento de taxas sobre produtos importados, o que prejudicou empresas não nacionais, mesmo com o preço atrativo (US$6850.00 de acordo com a cotação da época para um Lada Laika)

Lada Laika
Outro fator negativo, foi o design soviético que esses veículos traziam, o que não era nada parecido com os carros que rodavam pelas ruas no Brasil e por serem artigos importados, ainda não estavam adaptados a mistura de gasolina com álcool nos postos do país, problemas com carburador ficavam pior a cada momento quando em 1996, a empresa fechou as portas. Ainda é possível encontrar alguns exemplares até bem conservados.


Pontos de Recurso: 1


INFORMAÇÕES TÉCNICAS: LADA
-------------------------------------------------------------------------------------------
# A Bomba Francesa: Renault Gordini



Em 1962, a Renault lançou o Gordini, um carro pequenino que, mesmo com quatro portas, não parecia comportar quatro adultos. O motor era traseiro, o que deixava um grande espaço sobre o capô, no entanto, o carro tinha tudo para dar certo, 8,9Km/L na cidade...de 0 a 100Km/h em 28,7s...mas não foi.


O radiador do veículo não foi bem planejado, bastava um dia um pouco mais quente que a agua já fervia, não era difícil ver Gordinis parados no acostamento bufando vapor d'agua como seus donos. O carro que tinha tudo para ser um sucesso, foi um fracasso, imortalizado por piadinhas infames como: "O Gordini é um Maestro, dá um concerto a cada esquina" - e uma inspirada em um comercial de leite da época - "Gordini é que nem o Leite Glória, desmancha sem bater".


Pontos de Recurso: 1 a 2


INFORMAÇÕES TÉCNICAS: GORDINI
-------------------------------------------------------------------------------------------
Bem, é até ai onde minha memória vai, tive uma grande discussão sobre carros bomba e resolvi escolher esses quatro modelos, estou aberto a críticas, elogios e sugestões. No mais, vamos quebrar nossos cofrinhos, juntar e contar os centavos, para conseguir o nosso suado primeiro carro. Até mais! :D


Escrito por Artur Paes

2 comentários:

  1. Tenho que discordar quanto a ultima frase sobre o fiat tipo aqui na minha cidade tem vários, e a maioria deles estão em otimas condições como o do meu pai

    ResponderExcluir
  2. Banaca seu blog. Pode ser enriquecido com mais exemplares de automóveis que não deram certo. A foto do Gordini está muito bonita.

    ResponderExcluir