14 de mai. de 2011

Estou Ficando Velho

Há algumas semanas quem me acompanha no twitter KarlosRoberto20, twittei que estava passando por uma "DMing Burnout", hoje irei escrever um pouco para vocês sobre isso e outras coisas em um texto meio confessional. Se não estiver com vontade de ler sobre minha estranha rotina RPGistica e de como ela me levou a fazer coisas das quais depois me arrependo, pare com esta leitura agora.



Bem, como você continuou, a "DMing Burnout" é, como o próprio nome diz uma síndrome pela qual todo mestre passa mais cedo ou mais tarde onde ele não agüenta mais narrar para o grupo toda santa semana, pois gerar e administrar um mundo todo em sua cabeça as vezes pode ser bem cansativo. Os sintomas nem sempre são claros, normalmente você passa a não estar tão animado para aquele mega jogo de D&D que você anda preparando a semanas e não sente aquele excelente sensação de serviço completo no final de cada reunião de sua campanha.



Demorei para entender que isto estava ocorrendo comigo, só percebi ao ler em alguns blogs americanos de RPG sobre o tema, vi que no meu último jogo de domingo e nos que o precederam achei que estava tudo horrível, fui perguntar para os jogadores e eles disseram o contrário. Logo de cara era fácil notar que havia algo errado, então lembrei do que tinha lido, era isso que ocorria comigo, porém não tive muita coragem para fazer algo além de cancelar os próximos jogos e fui jogar e fazer outras coisas.

Ficar neste estado me fez perceber vários dos problemas que estava começando a enfrentar, narrava em 2 grupos fixos, 1 não fixo toda semana, estudava para a escola, preparava os jogos, enfim, estava abarrotado de coisas para fazer e o jogo estava deixando de ser um hobbie e passando a ser um incomodo. Decidi fazer a coisa mais inteligente que pude pensar, abandonei 2 destes grupos e fiquei só com o meu D&D de domingo, pedi para meu colega Plínio assumir a outra mesa fixa e ele, felizmente, aceitou.

Descobri que diminuir este excesso de RPG em minha vida foi umas das melhores coisas que já fiz, tenho mais tempo para ler, ver filmes e escrever neste blog para vocês, meus jogos semanais onde narro no meu cenário próprio tem me dado mais satisfação do que antes e, finalmente, tenho me sentido bem mais feliz. Também descobri algumas bandas novas nesse meio tempo e fiz outras coisas que estava morrendo de vontade de fazer, ainda tenho o desejo de narrar MAGO: O DESPERTAR e Mutantes e Malfeitores, porém só o irei fazer quando perceber que tenho mais tempo, podendo manter a mesa com qualidade.


Não sei se mais pessoas já passaram por experiências parecidas, mas foi a primeira vez para mim, se já passou por algo do gênero comente. Obrigado pela leitura e vamos jogar RPG, porque é muito bom.

Escrito por Carlos Roberto.

Um comentário:

  1. Com certeza já passei por isso!!!
    Mas eu to passando por um problema um pouco diferente:
    FALTA DE RPG!!!

    ResponderExcluir