Olá pessoal, aqui quem escreve é o Plínio e estou aqui para fazer um post em partes sobre os prós e contras de utilizar uma ferramenta chamada "escudo do mestre" (nenhuma apologia ao nosso estimado aliado).
Parte1: Motivos para usar o escudo do Mestre
Eu pessoalmente gosto desta ferramenta e compreendo completamente quando um mestre deseja utilizá-la, mas para os jogadores a coisa é um pouquinho diferente, muitos creem que o escudo passa a impressão de que o mestre esconde algo, o que é em parte verdade, mas de maneira alguma é uma ferramenta com esse objetivo. Aqui vão algumas vantagens:
#1: Os escudos possuem varias informações e tabelas importantes sobre o sistema. Eu como mestre adoro tabelas e organização, na minha opinião é mais do que conveniente.
#2: Ele também serve como um amuleto contra olhares alheios, o raciocínio é o seguinte, digamos que você, um mestre em treinamento e desorganizado, faz um roteiro esquematizado (como eu) das coisas importantes que devem acontecer incluindo o desfecho. Você fica se vangloriando de seu intelecto a serviço do mal crente que vai surpreender todos os jogadores, porém, do nada surgem dois pares de olhos curiosos e brilhantes olhando ilegalmente para suas anotações, esses olhos são daqueles jogadores peculiares que aprendem a ler de cabeça para baixo seu texto. Exemplificando: você colocou um monstro no fim do corredor de uma mansão, como usuário de MEV (Mero Efeito Visual), preparou até uma foto dele, tudo divertido e organizadinho, sua intenção era fazer com que eles enfrentassem esse monstro dus capets para ganhar preciosos pontos de experiência, mas na verdade os jogadores correm de medo porque descobriram o le fodón que a criatura era...situação que poderia ser evitada se você tivesse um escudo.
#3: O escudo é um objeto bonito, causa sensação de suspense (o que será que está por trás disso?)e eu como jogador adoro suspense, ideal para uma trama muito bem arquitetada de maneira pseudolinofagitrófica legal.
Em um RPG você não fica sabendo tudo que acontece entre os personagens. Por isso também defendo o lance do Meta-jogo / Monólogos / ações que apenas envolvam jogador e mestre, porque estas ações têm seu peso na narrativa e vão levar a consequências que os outros jogadores só irão descobrir se investigar mais, afinal, ninguém descobre por osmose.
Mano Plínio responde:
1 - Existem mestres desonestos que usam o escudo para sacanear?
>> sim meu jovem, infelizmente sim
2 - Quando posso, eu uso escudo...isso me faz desonesto?
>> não necessariamente, como eu disse anteriormente, um escudo proporciona uma organização rápida e fácil acesso a informações importantes sobre o sistema e cenário, ou seja, você apenas está querendo, com o escudo, proporcionar uma reunião coesa e fluída.
3 - Sou um mestre usuário de escudo honesto, mas meus amigos creem que não, como lidar?
>> O escudo primeiramente passa aquela ideia de ocultar informações, isso pode perturbar um pouco os jogadores (sendo que muito até desconhecem o que é um escudo do mestre), o ideal é antes de começar a reunião explicar a todos na mesa as vantagens advindas dessa ferramentas (tabelas, roteiros, imagens...), se a desconfiança persistir, em especial no caso de resultado nos dados, chame o jogador questionador para de trás do escudo para que ele confira o resultado empiricamente.
4 - O que é um escudo do mestre?
Nessa altura do campeonato você me pergunta isso? Ok, tudo bem...um escudo do mestre é ISSO .
Considerações finais: a quem dirá que um mestre pode fazer tudo o que ele normalmente faria sem usar um escudo, sim, é verdade mas essa ferramenta é o tchan do mestre, é a cereja no topo daquele sorvete de baunilha com calda de caramelo...também convenhamos, se essa ferramenta não tivesse sua parcela de utilidade, porque então ela existe? Semper Cogita.
Bom galera, espero que tenham gostado e aguardo vocês na PARTE 2 sobre MOTIVOS PARA NÃO USAR O ESCUDO DO MESTRE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário