21 de fev. de 2011

Tornando seu Personagem em um ser Memorável

                Muitas vezes é necessário olhar para traz e percebermos que aquelas matérias que já estudamos ou que estamos estudando na escola tem um certo motivo para serem ensinadas. Percebendo esse motivo, conseguimos entender o porque delas serem(ou não) interessantes para nós, depois analisamos como nos sentimos em relação a elas.
                Mas acho que não é por isso que você esta lendo nosso blog. Comecei com todo esse papo de importância para realçar algo útil para nós, RPGistas, muitos personagens não possuem uma personalinade e um background, então como eles podem se tornar interessantes?
                Ao longo dos meus 7 anos jogando e narrando, percebi que os personagens mais marcantes em uma campanha são aqueles que tem uma personalidade marcante, algo que os definia como seres imaginários próximos de estarem vivos. A interpretação deles era algo diferente, eles tinham algo que faziam eles se destacarem na mesa, interagindo com todos.
                Mas agora você pergunta para o tio Carlos, como posso fazer isso? Eu te respondo: Passando seu personagem do plano bidimensional para o tridimensional.
                No que consistem personagens bidimensionais?
                Personagens bidimensionais são aqueles que no início de uma historia tem uma personalidade e um objetivo e no final desta história eles continuam os mesmos, nada afeta esse ser, nem mesmo a morte de sua família e amigos poderia fazer ele mudar a forma como encara a vida.
                E então, o que seriam os tais personagens tridimensionais?
                Os personagens tridimensionais consistem em criações que são mutáveis, eles começam a historia com uma personalidade, objetivo e comportamento, mas em decorrência dos fatos eles aos poucos mudam e se tornam mais profundos e maduros. Um belo exemplo de um personagem tridimensional foi um dos personagens de um dos meus jogadores mais antigos, Sirius Black(sim, o nome é uma cópia) no inicio da nossa campanha de D&D era apenas mais um Anão Guerreiro Licantropo honesto e precipitado, mas, graças aos eventos pelos quais passou, se transformou em um honrado Cavaleiro dos Dragões Púrpuras que prezava por tudo que era bom, nobre e prudente no mundo, mudando seu nome para Sirius White.
                Então tio Carlos, como transformo meu personagem em um ser tridimensional?
                Faça com que ele amadureça, perceba que nem tudo é como ele pensava e que o mundo pode ser um belo poço de conhecimento e sabedoria. Se você for um jogador, fale com seu narrador e peça para ele colocar eventos mais interessantes para a transformação de seu personagem, se você quiser pode até falar para ele acessar o dado sangrento e ler este post, mas quase tudo ainda depende de você, tens de evoluí-lo aos poucos, se necessário quase imperceptivelmente, entretanto, se o evento for extremamente traumático, uma mudança radical possa vir a ser mais sensata. Para você senhor narrador que quer adicionar uma certa profundidade maior a seus caros jogadores, crie situações complicadas para eles, faça com que eles tenham que escolher entre salvar um vilarejo ou suas famílias, coisas do gênero, arranque deles a melhor interpretação possível e, se quiser, mate entes ou pessoas próximas.
                Lembrem-se: O que faz uma campanha ou crônica memorável não são os twists da história, são os personagens e a forma como eles as encaram.
                Sem ter muito mais o que falar, guardo mais algumas idéias para o podcast desta semana e me despeço. Digam o que acharam deste post nos comments aqui em baixo e vamo jogar rpg, porque é bom pra c@r@l40.







--------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Escrito por: Carlos Roberto
Formatado por: Carlos Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário